Temperatura do HD

De Fórum Debian Wiki

Índice de conteúdo


Introdução

Os melhores performance de hardware são conseguidos com a manutenção das baixas temperaturas, assim também a incidência de travamentos e o aparecimento de defeitos em hds está relacionada ao excesso de temperatura. Por isso é muito importante monitorarmos a temperatura do nosso hardware, as placas mães e os modernos Hds possuem sensores de temperatura, posto isso vamos monitorar tais temperaturas e tomar as devidas providências caso necessário. Este wiki se propõe a complementar o wiki de Monitoramento de CPU, visto que utiliza o mesmo Frontend, na figura ao lado está janela de configurações com opções de monitoramento e no painel do Gnome as temperaturas correntes.


Instalação

A instalação é muito fácil e fica anexada aos programas de monitoramento como o Gkrellm ou utilize o ksensors do Kde, no Gnome pode ser utilizado o Sensors applet, sendo que esse monitoramento da temperatura do hd é independente dos sensores de chipset da placa mãe, vamos a instalação:

 aptitude install hddtemp

O front end no gnome instale com:

aptitue install sensors-applet

Ao final da instalação do hddtemp vai surgir umas janelas de dialog confirmando algumas configurações, deixa tudo como padrão e confirme com sim a execução do serviço no boot. Pode-se também na linha de comando obter a temperatura do Hd:

hddtemp /dev/hda


Concluindo

Caso perceba que os níveis de temperatura do hd estejam atingindo os 43 Graus Centígrados, é conveniente adicionar um cooler de hd ao mesmo ou então adicionar slots exaustores. Caso já possua os mesmos aparatos instalados verifique se os mesmos não se encontram empoeirados.

Outros

Ferramentas pessoais