Temperatura do CPU

De Fórum Debian Wiki

Índice de conteúdo

Introdução

Quando navegamos por foruns e sites a respeito de linux em que tem um menuzinho ali do lado para screenshot, ficamos curiosos e muita vezes clicamos, vendo todos aqueles menus transparentes e afins. Mas para muitos existe uma coisa que chama muito a atenção: temperatura do CPU. Alguns ficam maravilhados também como a leitura de velocidade do cooler, imaginando se aquilo é real ou apenas uma imagem colocada ali (como um amigo meu pensou).

Muitos ficam pensando como fazer aquilo, e este guia é para ajudar você a fazer isso :)


Antes de mais nada

A primeira coisa que você tem que saber é se sua placa mãe suporta leitura de temperatura. Este guia serve também para monitoramento dos coolers (velocidade de rotação), então sua placa mãe (e seu cooler) tem que ter suporte a isso. Geralmente, todas atuais (com menos de 5 anos de fabricação) tem conectores que suportam essa leitura, e mais alguns que não. Você tem que se certificar que os coolers estão ligados neste conectores que suportam isso. Os conectores 'certos' geralmente estao indicados como 'CHA_FAN1' ou 'CHA_FAN2' ou até mesmo 'CPU_FAN', isso varia muito, mas é algo do genero.

Agora, que tudo esta conectado

Você deve certificar-se que tem o lm-sensors instalado em seu computador, é este programa que irá fazer as leituras. Caso não esteja instalado, basta apenas um apt-get install lm-sensors e você terá ele instalado em alguns instantes. Após isso, como root (sudo não serve, eu tentei e alguns amigos tentaram e também não conseguiram, portanto, logue como root no terminal e vamos lá):

# sensors

Provavelmente você irá obter algo do tipo 'No Sensors found', não se desepere, primeiro você precisa fazer o programa detectar os sensores. Para isso, digite (ainda como root):

# sensors-detect

O programa irá detectar os sensores presentes no seu computador. Normalmente, podemos da a opção padrão para todos, menos para a ultima pergunta, em que você é indagado sobre se deseja escrever os sensores detectar no /etc/modules, responda SIM, caso contrário, você precisará repetir tudo feito até aqui toda vez que iniciar o computador.

Enfim, terminado. Algumas linhas acima você terá algo do genero (eu obtive isso comigo, você pode obter, e provavelmente, vai obter, algo diferente, mas a base é a mesma):

#----cut here----
# I2C adapter drivers
i2c-viapro
i2c-isa
# Chip drivers
lm90
eeprom
it87
#----cut here----

Esses são os sensores detectados no seu pc. Então basta selecionar qual você quer (no caso do cpu, aqui foi o it87), e digitar (neste exemplo, eu irei monitor o lm90):

# modprobe lm90
# sensors -s
# sensors 

Pronto! :) Está feito, você tem agora todos os dados sobre o 'lm90', sempre que digiar 'sensors' (com qualquer usuario). Se você der o modprob para mais sensores, quando você digitar 'sensors' irá obter o resultado de todos eles. :) Simples, fácil e interessante.

Caso queira fazer os sensores funcionar no 'SuperKaramba', basta achar um theme que tenha suporte a eles (que esteja escrito hehe) e editar ele de acordo com suas necessidades. No caso dos fans, você precisará editar colocando 'fan1' ou 'fan2' nos lugares apropriados. Geralmente no caso da temperatura do processador eles vem configurados de um modo genérico, funcionando na maioria dos casos.


Outros

Ferramentas pessoais