Temperatura da GPU (Nvidia)

De Fórum Debian Wiki

Índice de conteúdo


Introdução

Como havia citado anteriomente o problema com o dissipador nos notebooks da HP + AMD + Nvidia, tópico http://www.forumdebian.com.br/viewtopic.php?p=50951#p50951 , não sabia que existia esse sensor, neste caso procurei instala-lo para melhor monitorar sua temperatura, visto que mesmo corrigindo a falha do dissipador é melhor não se arriscar. Isto posto vamos instala-lo, não foi muito simples o procedimento por causa que os headers do hardware é proprietário e assim não faz parte do linux no nosso caso não está disponível via apt-get. Podemos observar na figura anexa ao Wiki que a temperatura pode ser observada tanto no utilitário da Nvidia ( requer instalação dos drivers de video ) como iremos fazer que ela apareça no painel superior junto com os demais.

Instalação

Vamos a instalação no Gnome utilizando o applet Sensors aproveitando desta forma o mesmo frontend que utilizamos para mostrar a temperatura do Hd e Cpu, consideremos que o sensors-applet já foi instalado e está funcional:

Para facilitar, adicionamos uma linha referente ao sources no nosso /etc/apt/sources.list:

deb-src http://linux.iq.usp.br/debian/ squeeze main contrib non-free

Faça o aptitude update depois disso e continuemos, instale o pacotes básico e suas dependencias:

 aptitude install libgnome2-dev libpanelappletmm-2.6-dev libgtk2.0-dev mesa-common-dev build-essential checkinstall xutils libnotify-dev libcairo2-dev 

Criamos um diretório para trabalharmos ou então vamos para o /tmp ( os proximos comandos são executados na linha do terminal com usuário normal):

$ cd /tmp

Agora instalamos os pacotes fontes do nvidia-settings e sensors-applet:

apt-get source nvidia-settings
apt-get source sensors-applet

Feito isso vamos construir a biblioteca libNVCtrl, entre no diretório do nvidia-settings e altere, editando o Makefile, a seguinte linha abaixo adicionando -fPIC:

$ cd nvidia-settings*/

$ mcedit Makefile

...

  1. define local variables

LOCAL_CFLAGS = -Wall -fPIC

...

Saia e salve e dê os comandos:

$ make clean

$ make

Entre no diretório libNVCtrl e instale manualmente a lib e os headers da seguinte forma:

$ cd nvidia-settings*/src/libXNVCtrl

$ sudo mkdir /usr/include/NVCtrl

$ sudo cp *.h /usr/include/NVCtrl/

$ sudo cp *.a /usr/local/lib/


Agora vamos construir o novo pacote sensors-applet:

$ cd sensors-applet*

Edite a linha do arquivo rules que está em sensors-applet*/debian/rules deixando somente a opção --with-nvidia no bloco DEB_CONFIGURE_EXTRA_FLAGS.

Como estamos instalando uma nova versão, provavelmente você não necessite alterar a versão mas caso queira poderá editar o arquivo changelog e modificar a versão do topo em debian/changelog. Por exemplo mude a linha sensor-applet (2.2.3-2) para (2.2.3-3) isto fará com que o sistema prefira este pacote em vez de um mais recente do repositório. Continuando, vamos contruir o pacote:

$ fakeroot dpkg-buildpackage

E instalamos o novo sensors-applet:

$ sudo dpkg -i sensors-applet*.deb

Pronto! Se chegou aqui e não percebeu nenhum erro então confira se no diretório de plugins, possue a lib da nvidia ( libnvidia.so ) $ ls -l /usr/lib/sensors-applet/plugins

Caso perceba erros na construção do pacote sensors, tente identificar o pacote que está faltando de desenvolvimento ( dev ) e instale ele via apt-get, você pode estar executando o ./configure e analisando as saídas.

Concluindo

Depois de reiniciar ou readicionar o Applet Sensors no painel faça os devidos ajustes desabilitando os sensores que não interessam e verificando se o sensor da Nvidia apareceu.

Outros

Ferramentas pessoais