Sistemas de arquivos

De Fórum Debian Wiki

Índice de conteúdo

Introdução

Este artigo visa mostrar breves informações sobre alguns dos sistemas de arquivos mais utilizados em computadores PC, procura mostrar as características, e vantagens de utilização de cada sistema.

FAT (File Allocation Table)

Os sistemas de arquivos FAT (File Allocation Table), e suas variantes, (FAT16, FAT32, VFAT), foram muito utilizados em sistemas Microsoft ®, como o MS-DOS ®, o Windows 95 ®, Windows 98 ® e Windows ME ®, e ainda são utilizados em diversos casos, um bom exemplo são muitas empresas de pequeno porte que ainda utilizam estes sistemas. Existem dois fatores que tornaram esses sistemas de arquivos pouco usados hoje em dia, o primeiro é o despedício de espaço em disco, e o segundo a segurança. Em relação à segurança, em sistemas FAT não é possível criar permissões de acesso para usuários e grupos ou escrita, qualquer usuário pode ter acesso à alterar ou excluir dados do sistema, sobre o desperdício de espaço em disco, o sistema de arquivos FAT organiza os dados em clusters, por exemplo, se um arquivo for menor do que determinado cluster, seria um espaço perdido, por exemplo, um cluster com 30 kb, o arquivo possui 2 kb, então haveria 28 kb de desperdício de espaço.

NTFS (New Technology File System)

Pode-se dizer que o NTFS é um sistema que veio do HPFS (High Performance File System), desenvolvido para o OS2, um sistema operacional desenvolvido entre Microsoft e IBM. Como o projeto não deu certo, foi utilizada pela Microsoft base do sistema de arquivos do OS/2, e iniciou-se o desenvolvimento do NTFS, um sistema mais adequado para servidores, pois seu sistema de arquivos é mais seguro e menos sujeito à falhas. O NTFS trabalha também com permissões à diretórios e arquivos, sua alocação de arquivos se tornou muito superior ao FAT dentre muitos outros recursos.

EXT3 (Third Extended File System)

O EXT3 é um dos sistemas de arquivos mais sofisticados e utilizados em sistemas Linux, é o sistema de arquivos padrão em várias distribuições, como Debian, Fedora, Kurumin, dentre outras. Sendo sucessor do EXT2, o EXT3 tem praticamente todas as suas características, com o detalhe de suportar journaling, o que consegue preservar a recuperação do sistema de forma mais fácil e segura em caso de um desligamento inesperado.

ReiserFS

Criado por Hans Reiser, o ReiserFS é um sistema de arquivos que aos poucos vem ganhando espaço nas distribições Linux mais tradicionais. Além do journaling, o ReiserFS também tem outras diferenças se comparado com outros sistemas de arquivos, como manipulação de pequenos arquivos, gravações de metadados próximas, á não utilização de tamanho estático em clusters, dentre outros. Maiores informações sobre o ReiserFS, podem ser obtidas em seu site oficial http://www.namesys.com.

Ferramentas pessoais