Remastersys

De Fórum Debian Wiki

Remastersys

Remastersys é uma aplicação que consiste em criar um liveCD (cd instalável) incluindo todas as configurações e instalações feitas pelo usuário, tornando assim, mais fácil de realizar uma futura instalação em uma máquina.

Monte seu próprio liveCD com o Remastersys

Objetivo

criar um cd/dvd de instalação com todas as configurações e aplicações instaladas em seu sistema. Uma instalação personalizada.

Importante!!! leia todo o tutorial antes de iniciar

Adicionando repositórios:

Debian:

deb http://www.geekconnection.org/remastersys/repository/ debian/

Ubuntu:

deb http://www.geekconnection.org/remastersys/repository karmic/

Edite com seu editor preferido o arquivo /etc/apt/sources.list e adicione o endereço acima no final da lista. Salve e feche.

Agora é necessário atualizar o repositório com o comando:

apt-get update

Caso esteja utilizando para o Debian, não instale o Remastersys agora

Antes de instalar o remastersys vamos instalar 2 pacotes que são necessásios (2 pacotes necessários somente para o Debian, caso esteja seguindo para o Ubunto, pular para a instalação do Remastersys mais abaixo). Pacotes a serem instalados:

squashfs-modules e aufs-modules ou unionfs-modules

OBS: instalar o squashfs-modules e escolher entre: aufs-modules ou unionfs-modules (eu instalei os pacotes squashfs-modules e aufs-modules).


Estes 2 pacotes tem que ser instalados de acordo com a versão do seu kernel. Para ver a versão do kernel rode o comando:

uname -a

exemplo: O comando "uname -a" mostrou o seguinte resultado:

Linux usuario-note 2.6.35-25-386 #44-Debian SMP Fri Jan 21 17:40:48 UTC 2011 

Então você deverá instalar:

apt-get install squashfs-modules-2.6.35-25-386
apt-get install aufs-modules-2.6.35-25-386 ou apt-get install unionfs-modules-2.6.35-25-386

Após a instalação dos 2 pacotes agora já podemos instalar o remastersys.

 apt-get install remastersys

Agora vamos ao que interessa, temos 2 opções para realizar esta tarefa. Podemos criar o liveCD pelo ambiente gráfico ou pelo terminal:

Ambiente gráfico: Vé em: Sistema-Administração-Remastersys backup.

Veremos aqui somente as principais opções:

Backup - creia um livecd completo, aqui entra tmb sua pasta pessoal e tudo mais. dist - cria somente o cdlive com aplicações e outras configurações, nada pessoal entrará nessa distro Distiso - cria somente a iso do livecd clean - limpa os arquivos temporários (sempre que for usar o remastersys usar esta opção antes de começar a criar um livecd)

Importante: sempre que for criar uma distro, utilizar a opção "clean" para limpar as anteriores criadas.

Pelo terminal (como superusuario) é só dar o comando: Crias o liveCD sem arquivos pessoais:

remastersys dist

Criar o liveCD completo (aqui adicionará seus arquivos e pastas pessoais):

remastersys backup

Bom, agora é só aguardar alguns minutos (dependendo do tamanho da instalação), Os arquivos criados ficam na pasta /home/usuario/remastersys/remastersys

Você poderá tanto criar um boot dessa iso pelo pendrive, eu utilizo o Unetbootin (apt-get install unetbootin), depois de instalado para acessá-lo basta ir em Aplicativos-Ferramentas de sistema, abrir o Unetbootin (será pedido a senha de root), escolher a opção "imagem de disco" e selecionar a iso. Quanto gravar a iso em um cd ou dvd basta gravar através de seu aplicativo de gravação (brasero, k3b, etc).

Depois de tudo isso feito, essa trabalheira toda, ao dar o boot pelo cd/dvd ou pendrive, esolher a opção "install" do boot e o sistema não for instalado e somente testar o sistema em sua maquina sem qualquer alteração (como a opção live), não se mate, nem faça algo parecido 0.o... depois do sistema carregado, basta abrir a pasta do usuário (/home/usuario) através do gerenciador de arquivos, onde "usuario" é o usuario que foi criado por você e lá estará um icone de instalação do sistema, basta executá-lo e seu sistema será instalado.

OBS: alguns drives podem não ser instalados como nvidia, ati.

Eespero ter ajudado.

Lucas Doná Sfalcin. :-)

Ferramentas pessoais