Optimizando o sources.list com Netselect-apt

De Fórum Debian Wiki

Índice de conteúdo

Optimizando o sources.list com Netselect-apt

Muitos perguntam "Qual o melhor repositório para pôr no meu sources?" Eis aqui uma ferramenta que pode ser utilizada para pesquisar e montar o sources.list. Esta ferramenta tem um comportamento diferente quando executada repetidas vezes, isto porque depende do tráfego da rede até os servidores de repositórios. É muito fácil de instala-lo e utilizar.


Instalação

Para instalar o pacote:

~# aptitude install netselect-apt


Utilização

Para fazer ele pesquisar qual é o servidor mais pŕoximo de você e de uma determinada versão no caso etch, execute desta forma:

~# cd /etc/apt
~# netselect-apt etch

Como o netselect-apt cria um novo sources.list no local onde é executado e renomeia o original para sources.list.orig, você pode executá-lo no próprio diretório do seu source. De preferência execute sem que esteja utilizando a rede ( modo ocioso ) Há ainda outros parâmetros que pode ser utilizados para modificar a pesquisa, como o -f que faz com que o netselect-apt pesquise por servidores FTP em vez de HTTP ( isto vai diminuir a lista de servidores disponíveis ) , o parâmentros -n e -s inclui na pesquisa os NON-FREE e SOURCES, também é possível direcionar para a saída para outro arquivo com o parâmetro -o e por ultimo, caso deseje saber qual o melhor servidor dentre a sua lista preferida, pode-se montar um arquivo no mesmo formato do criado pelo netselect-apt mirrors_full e especifica-lo com o parâmetro -i.

~# netselect-apt -nsf -o meu_source.list testing

As versões que podem ser especificadas são stable, testing, unstable, experimental, woody, sarge, etch e sid


Concluindo

O Netselect-apt trabalha em conjunto com o Netselect o qual realiza a tarefa de selecionar o melhor servidor APT, entretanto o netselect-apt realiza o download da lista de servidores disponíveis e faz a eleição do mais rápido. Caso tente reexecutar no mesmo diretório o netselect-apt irá avisar que já existe o arquivo mirrors_full e que deve-se utilizar o netselect para escolher.

--Dmatrix 12:52, 3 Janeiro 2007 (EST)

Ferramentas pessoais