Obtendo Programas no Debian

De Fórum Debian Wiki

Esse é um artigo traduzido de wiki.debian.org. O artigo original pode ser lido aqui.

Debian GNU/Linux provê mais do que um Sistema Operacional puro; ele vem com mais de 15490 pacotes -- precompilados, prontos para o uso, armazenados nos repositórios Debian em um formato prático para uma fácil instalação na sua máquina.

Os pacotes contém todos os arquivos necessários para rodar os programas no seu computador. O sistema que o Debian usa para organizar e gerenciar os pacotes se chama APT ("Advanced Package Tool" - Ferramenta Avançada de Pacotes), um conjunto de ferramentas usadas para baixar, instalar, rastrear, configurar, atualizar e montar pacotes. Os programas contidos na maioria dos pacotes dependem que outros programas estejam instalados no seu sistema para rodar corretamente. Uma das grandes características do APT é a habilidade de lidar com essas dependências.

Porque as ferramentas de gerenciamento de pacotes foram desenvolvidas com o passar do tempo, as mais antigas são ferramentas em modo de texto e de baixo nível, sendo mais recomendadas para usuários experientes; As ferramentas mais recentes são de mais alto nível e interativas, sendo assim recomendadas para os novos usuários. Aqui estão as ferramentas, em ordem hierárquica.

-> Ferramentas interativas que automaticamente lidam com as dependências

  • Aptitude - O gerenciador de pacotes do Debian voltado para usuários e sem interface gráfica;
  • Synaptic - O gerenciador gráfico de pacotes Debian.

-> Ferramentas tradicionais e interativas do Debian

  • DSelect - A ferramenta de seleção de pacotes do debian.

-> Ferramentas em modo de texto

  • AptCLI - Como usar as ferramentas em modo de texto do Apt para instalar ou remover pacotes e atualizar o sistema;
  • AptTools - Muitas outras ferramentas úteis relacionadas ao gerenciamento de pacotes.
Ferramentas pessoais