Instalando Impressoras

De Fórum Debian Wiki

Índice de conteúdo

introdução

Instalar impressoras no linux pode ser uma dor de cabeça se não tivermos antes algumas orientações basicas de como faze-lo, este wiki se propõe a ajudar nesta tarefa procurando minimizar e facilitar a instalação das maiorias das impressoras, mesmo que não se tenha um driver apropriado é possivel na maioria das vezes utilizar o modelo generico para isso. A ferramenta Foomatic-GUI e procedimentos utilizado aqui se baseia na dica do participante Kayo deste forum.


Instalação

Vamos a instalação dos pacotes necessário para isso: Para instalarmos o pacote gutenprint deve-se adicionar a seguinte linha de repositório no seu /etc/apt/sources.list:

deb http://www.openprinting.org/download/printdriver/debian/ lsb3.2 main

depois faz o update:

# aptitude update
# aptitude install cupsys cupsys-bsd cupsys-client cupsys-driver-gimpprint cupsys-driver-gutenprint gs-esp
# aptitude install foomatic-db-engine foomatic-db-hpijs hpijs-ppds gutenprint
# aptitude install foomatic-filters-ppds foomatic-gui printconf linuxprinting.org-ppds 

Caso pretenda instalar impressoras que estão sobre a rede windows, então instale o pacote abaixo:

# aptitude install smbclient

Configurando e instalando a impressora

Abra o browse e entre com o endereço do cups (localhost:631), abrindo a pagina do cups constatamos que o cups está instalado e funcionando, se quizer poderá configurar algumas opções que são apresentadas na aba Administration, como a administração remota por exemplo, não instale a impressora por esse meio, mas veja se não existe antiga instalação da impressora e se sim desinstale. Agora com a impressora conectada, vá no terminal e digite foomatic-gui, a opção de adicionar requer permissão de root:

$ sudo foomatic-gui

Através desse programa gráfico, vamos configurar a sua impressora, na janela principal clique em adicionar e avançar na próxima tela selecione a porta onde a impressora está conectada, USB, Porta paralela, Serial ou clique em "informar conexão manualmente" se desejar instalar uma impressora de rede e saiba o ip.

Imagem:Impressora.png

Para instalar uma impressora de rede informe o endereço da impressora utilizando um protocolo ipp ou socket, no caso utilizei o formato URI:

 socket:\\ip:9100

Avançando para próxima tela, conferimos os nomes da fila se está correto (No caso de impressora de rede informar o nome do compartilhamento) na localização e descrição não é obrigatório informar. Nas próximas telas selecionamos a marca e o modelo, por exemplo no caso HP e no outro painel o Photosmart C3100 (sendo neste exemplo uma multifuncional C3180).

Imagem:Marcamodelo.png

Imagem:impressorageneric.png

Ao selecionarmos o driver aparece no painel inferior as informações sobre a impressora e sobre o driver, no caso ele informou que funciona perfeitamente e informações para alterar o driver se quizer melhor qualidade, prosseguindo damos avançar e na próxima janela é solicitado para selecionar o driver (use o recomendado), o hpijs é recomendado para suporte as inkjets e laserjet da hp. Caso a impressora seja um modelo não encontrado, tente selecionar Generic e Postscript (se tiver suporte PCL, instale a mais aproximada, por exemplo "PCL 6/PCL XL printer" funciona com uma laser xerox). Avançamos e aplicamos para salvar. Pronto! Vá em opções e corrija o tamanho do papel e verifique como sai a impressão solicitando a pagina de teste no foomatic-gui, indo no botão Pagina de teste ou menu configurações > imprimir pagina de teste.

Concluindo

Após instalar a impressora poderá manipula-la e gerencia-la através da pagina do cups.

Ferramentas pessoais