Instalando Iceweasel 32bit em sistemas 64 com plugins flash, java e Mplayer

De Fórum Debian Wiki



Índice de conteúdo

Introdução

Antigamente os plugins do Flash e JAVA não possuíam versões nativas para a arquitetura de 64 bits. Por causa disso era necessário utilizar um navegador de 32 bits para executar essas extensões. Atualmente, já existem versões nativas do Flash e JAVA, portanto recomendamos fortemente que acesse esse artigo e siga as instruções das seções referentes a sistema de 64 bits.

Se por algum motivo você ainda queira emular o java e o flash no sistema 64 bits, siga o tutorial abaixo:

Créditos

O material e informações colocadas aqui, se basearam na postagem e script do Kilz do forum Ubuntu [1] sem as quais este Wiki não seria possível de ser feito. O trabalho foi grande também de adaptação do script feito para o Ubuntu para funcionar no Debian (Etch e Lenny). Por isso ainda neste script existem alguns pacotes sendo baixados de repositórios do Ubuntu e de sites alternativos, mas com um pouco mais de aprimoramento no estudo e empacotamento, pode-se substituí-los no script adicionando-se mais algumas dezenas de linhas. Algumas linhas já deixei comentadas em razão disso, mas a principal instalação a que se propõe esse wiki funciona perfeitamente. Vamos então aos procedimentos.

Baixando o script

Para que o script funcione perfeitamente é necessário que se tenha o sources.list configurado corretamente com somente repositórios da sua versão do Debian, assim deve ser Etch ou Lenny somente. Apesar do script ter opções de instalar outros Browsers, só testei a instalação do Iceweasel. O script que faz a instalação pode ser baixado aqui: [2] Clique com o botão direito do mouse e escolha "salvar link como...", salve no seu home com o nome ice32 Depois de baixado e salvo no seu diretório pessoal, torne ele um executável com:

~$ chmod +x ice32

Depois execute-o em um terminal, com usuário normal:

~$ ice32

O script foi preparado para ambientes onde o sudo tenha a sido configurado. Caso nunca tenha utilizado o sudo ou nem saiba o que é isso, então simplismente edite o arquivo sudoers e adicione a seguinte linha com seu login:

~$ mcedit /etc/sudoers
seulogin ALL = NOPASSWD: ALL

A linha acima fará com que o script seja executado plenamente sem solicitar a senha de root ou a sua. Após executar o script, responda corretamente como desejado que no final estará instalado o browser

Concluindo

Concluído os passos todos do script e se não ocorrer nenhum erro, você poderá localizar o icone do browser instalado no menu Aplicações > Internet > Iceweasel32 Web Browser. Caso o seu browser esteja em idioma inglês, basta que acesse a pagina de extensões do mozilla e instale o Pack language do pt-br ou no seguinte link [3] depois edite seguinte arquivo /usr/local/Iceweasel32/defaults/pref/firefox.js e adicione as linhas:

 // Use LANG environment variable to choose locale
 "pref("intl.locale.matchOS", true);"

Altere também o arquivo /usr/local/Iceweasel32/extensions/langpack-pt-BR@firefox.mozilla.org/install.rdf na linha da menor versão, por exemplo, 2.0.0.6 adicione a versão do browser 2.0.0.6-g2. Essas alterações já estão incluídas no script.

Ferramentas pessoais