Gerenciadores de Janelas

De Fórum Debian Wiki

Esse é um artigo traduzido de wiki.debian.org. O artigo original pode ser lido aqui.

O servidor X sozinho não dá ao usuário a capacidade de gerenciar as janelas que tenha aberto. Essa tarefa é delegada a um programa chamado gerenciador de janelas.

O gerenciador de janelas provê bordas às janelas e permite a movimentação delas pela área de trabalho, além das opções minimizar/maximizar. A interface ao usuario do gerenciador fica por conta do autor.

Isso pode ser um pouco confuso para os novos usuários do X visto que a maioria dos outros ambientes simplesmente usam apenas um gerenciador de janelas e não deixam opção ao usuário. Nesse sentido, o X é muito mais versátil e permite lapidar melhor o sistema para ficar da maneira que o usuário quiser. Permite também a criação de um "xterminal", uma máquina sem disco rígido, rodando apenas um servidor X (na memória RAM) e deixando toda a implementação da interface ao usuário para um servidor central.

Os gerenciadores de janelas mais comuns são (maioria dos links em inglês):

Se você usa o startx em vez de um gerenciador de login, você provavelmente vai querer escolher um gerenciador de janelas padrão. Para mudar o padrão use:

update-alternatives --config x-window-manager

(veja update-alternatives)

Gerenciadores de janelas não devem ser confundidas com ambientes desktops como o GNOME, KDE, XFce. Esses três ambientes usam um gerenciador de janelas como um dos componentes de um sistema muito maior. E para tornar tudo ainda mais complicado, o GNOME não força o uso de nenhum gerenciador de janelas em particular. Eles têm uma lista de gerenciadores de janelas "suportados", dos quais você pode escolher.

Afterstep também deve ser mencionado - (e fvwm é atualmente fvwm2 enquanto que o fvwm1 ainda tem/teve várias funcionalidades e vive em menor escala)

Blackbox

O DebianFluxbox é uma boa variante do Blackbox-- quase tão pequeno, mas muito mais intuitivo (e permite o uso de temas). Pode ser instalado em um pendrive bootável com Linux.

Openbox 2.x http://icculus.org/openbox é outra variante do Blackbox. O Openbox 3.x, apesar de reescrito do zero, teve sua aparência influenciada pelo Blackbox.

Blackbox também que agora lançou uma versão para Windows. http://www.boxshots.org/screenies/4631.png http://www.boxshots.org/screenies/4635.png

Veja também

http://xwinman.org/ para uma lista mais ampla de gerenciadores de janelas para o X (em inglês). http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciador_de_janela

veja também Instalando um Ambiente Gráfico no Debian

Ferramentas pessoais