Emacs

De Fórum Debian Wiki

Índice de conteúdo

Projeto de Documentação para o Emacs

Imagine um programa que acessa a Internet, navega por sites, bata-papo no irc, lê e-mails, faz ftp, toca música, faz download de seus mp3 preferidos, lê textos e que permite criar comandos e personalizar completamente seu pc... pera lá, não precisa mais procurar. Queremos apresentar a vocês tudo que há de bom, Emacs.

A idéia do Emacs é realmente interessante, uma super ferramentas onde o usuário cria seus próprios comandos em seu editor enquando editando. Como ele foi criado em um laboratório de AI (Inteligência Artificial) não é dificil perceber que as possíbilidades de uso dele estão baseadas na capacidade intelectual do usuário. Popularmente falando, "O céu é o Limite".

Terminado em 1975 ele nunca parou de parou de evoluir e incorporar novas funções. Sendo um software livre, tem uma enorme variedade de funções que permite ao usuário usá-lo para uma simples edição de texto até uma elaborada programação em C.

O pai do EMACS foi Richard Stallman que programando Lisp em um laboratório da inteligência artificial, precisava usar diversos programas ao mesmo tempo, o que era uma tarefa lenta e exaustiva. Foi assim que mais uma vez a preguiça se torna a mãe da invenção e Richard acabaria criando a ferramenta de texto mais usada na história da familia *nix.

Apesar de ser um editor de textos, chamá-lo assim pode ser considerado um desrespeito, pois afinal, editar texto parece ser a coisa mais trivial que ele pode fazer.

Usando um manual que alguém havia escrito, as secretárias do laboratorio aprenderam a usá-lo sem imaginar que na realidade estavam programando. Apenas leram o manual e descobriram poder fazer coisas úteis, criar novos comandos de edição e automatizar tarefas repetitivas.

segue...


Desvantagens:

    * Torna o usuário dependente das opções de macro e automatização.
    * Desistimula o uso de outros softwares por que possíbilita várias tarefas em abrir outra aplicação.
    * Causa fanatismo exagerado pelos usuários, fazendo odiar outros editores.


O suporte à edição de artigos da Wikipédia no Emacs é provido através de um modo de edição (major-mode) chamado wikipedia-mode. Para instruções de como instalar e usar o wikipedia-mode, leia [1].

É conveniente, algumas vezes, editar artigos com o modo outline do Emacs, que permite esconder algumas seções do artigo. Isso permite que você, por exemplo, veja apenas os títulos de seções do artigo, escondendo o corpo de texto, ou veja apenas o corpo de texto da seção que está editando. Existem dois meios para fazer isso.

   * O primeiro é o outline-minor-mode, um "minor mode" embutido no Emacs. Esse modo é ativado pelas teclas M-x outline-minor-mode. Pode ser usado em conjunto com o wikipedia-mode. Para maiores informações sobre os vários comandos de outline, consulte a documentação respectiva (C-h f outline-mode).
   * O segundo método consiste em usar uma versão alterada do org-mode, disponível em: [2]. É mais fácil de se usar, pois você pode alternar entre os diferentes modos de visualização usando a tecla TAB. Entretanto, não é compatível com o wikipedia-mode. (Instruções para instalação do org-mode acompanham o arquivo.)


Atenção - Este documento está em edição, portanto pode estar um pouco bagunçado. Pertence aos colaboradores do canal #Debian do irc.openbrasil.org

Colaboradores: desus Rafa redpill Tonho umgeher grep xkill

Visite nossa Página Oficial

Links

Links para pesquisa que serão copiados integramente com intuito de preserver a literatura existente e que se perde pela inconstância dos servidores e autores:

Projeto Emacs Brasil

Tutorial de Emacs

Aula de Emacs

Tutorial Emacs em português

Preparando o Emacs para o português

Oralux - livecd com sintetizador de voz baseado em emacs

Oralux - livecd com sintetizador de voz baseado em emacs (tutorial)

A Quick Guide to Emacs

EmacsWiki em inglês

Emacs Beginner's HOWTO

Emacs Guide

Wikipedia:Wikipedia-mode.el

Effective Emacs

An Emacs language mode creation tutorial

Emacs Lisp List

SLIME: The Superior Lisp Interaction Mode for Emacs

A Tutorial Introduction to Emacs

ECB - Emacs Code Browser

Emacs WebDev Environment

Aquamacs: Emacs for Mac OS X

Logo GNU em asc

Referências usadas

http://www.gnu.org/software/emacs/emacs.html

http://www.gnu.org/software/emacs/manual/emacs.html

http://www.gnu.org/software/emacs/emacs-faq.text

http://www.gnu.org/software/emacs/elisp-manual/html_mono/elisp.html

Ferramentas pessoais