Dicas sobre o KDE

De Fórum Debian Wiki


Índice de conteúdo

Introdução

Aqui vão dicas para solucionar dúvidas corriqueiras de usuários do KDE, bem como outras que melhoram o uso do mesmo.

Desligar a pré-visualização de arquivos

O konqueror tem a capacidade de abrir diversos arquivos, como pdf´s e imagens. Entretanto, muitos usuários preferem utilizar outros aplicativos para essa função. Então, para desabilitar a pré-visualização de arquivos no konqueror, faça o seguinte:

  • Clique no menu K->Centro de controlecomponentes do KDE->Associação de arquivos.
  • Escolha a extensão do arquivo que quer retirar da pré-visualização. Exemplo: se quiser acabar com a pré-visualização de fotos, vá na seção "image".
  • Escolhida a extensão do arquivo que deseja acabar com a pré-visualização (exemplo: .jpg), clique em cima da extensão e na aba de cima da direita, clique em embutir (do lado da geral).
  • Feito isso, no campo ordem de preferência de aplicativos clique em todos os aplicativos que aparecerem, e delete todos... assim, o arquivo não irá ser aberto por qualquer tipo de aplicativo!

Barra de ferramentas Transparente

Para tornar a barra inferior transparente (barra de ferramentas), clique com o botão direito na barra de ferramentas, clique em Configurar Painel e, na aba Aparência marque a opção Habilitar transparência.

Janelas transparentes

Clique com o botão direito na aba do konqueror e depois vá para Configurar o Comportamento da Janela, e após, marque a opção translúcido.


ctrl+c ativado mesmo após fechar programas

Por padrão o KDE não mantém na memória os dados gravados com um comando crtl+c depois de fechado programa da os dados foram copiados.


Exemplo:

  • Abra o Kedit e escreva alguma coisa... copie o conteúdo com o ctrl+c e feche o kedit.
  • Abra o Broffice e cole o texto copiado.

Nada ?

Sim, isso mesmo... aquele texto que copiado se perdeu. Isso ocorre pois o KDE não mantém na memória o texto copiado.


Segue abaixo duas formas de solucionar esse problema.

Klipper

O software klipper serve basicamente como um gerenciador de área de transfência, salvando as configurações copiadas com o ctrl+c. Os pontos fortes dele são a facilidade de uso e possiblidade de salvar múltiplos dados na área de transferência. Os contras são a necessidade dele estar em execução no momento da copia dos dados e um ícone ocupando espaço nao barra de tarefas. Para instala-lo abra o synaptic ou adept e procure por "klipper". Se quiser usar o modo texto, execute como root o código abaixo:

aptitude install klipper

Para mais informações, acesse esse artigo (Em inglês).

gnome-clipboard-daemon

Para quem quer algo mais simples, sem ícones ou a necessidade de verificar se o klipper está habilitado para poder usar com tranquilidade o ctrl+c existe o gnome-clipboard-daemon. Ele foi feito para o gnome, mas funciona normalmente no kde, desde que tenha instalado o GTK2. Para quem precisa de algo simples, é uma ótima alternativa ao Klipper.

Lembre-se que esse programa só serve pra texto, ou seja, ele não mantém na memória copia de arquivos, como o klipper. Entretanto, Esses dois programas podem ser executados ao mesmo tempo.

Para instala-lo, faça o seguinte:

  • Acesse esse link e baixe a versão ".bin" (clipboard-daemon-1.0.bin.tar.bz2).
  • Extraia o arquivo para uma pasta. Eu escolhi a usr/bin (lembre-se que você terá de ter permissão de superusuário para colocar qualquer coisa nessa pasta.
  • Num terminal como root, dê permissão de execução ao arquivo:
chmod +x clipboard-daemon

feito isso, ainda como root, crie um link para o arquivo na pasta autostart:

ln -s /usr/bin/clipboard-daemon /home/nome-do-seu-usuário/.kde/Autostart

Lembre-se de substituir a pasta acima se você não colou o arquivo na pasta /usr/bin e também substitua o nome do usuário na segunda parte do comando.

Habilitar ícone de programas no systray

Caso tente colocar algum arquivo no systray e não consiga, siga os passos abaixo:

  • Clique na barra de ferramentas com o botão direito e depois vá em adicionar mini aplicativo ao painel e escolha a opção ícones do sistema.

Colocar ícone do alto-falante (kmix) na barra de ferramentas

O KDE não vem por padrão com um ícone do sistema de som na barra de ferramentas... Para corrigir isso, é simples:

  • Clique no Menu K->MULTIMÍDIA->KMIX.
  • Depois vá em Configurações->Configurar o Kmix e clique em "habilitar controle de volume no painel do sistema". Depois clique em aplicar. Pronto.


Criar um ícone para a lixeira no Desktop

Pois é, nem tudo é perfeito no mundo... raramente ocorre um erro no kde que faz com que alguns usuários percam todos os ícones da área de trabalho...

Não vou ensinar aqui como recuperar os outros ícones padrão do kde, porque estes são fáceis de se adicionar à área de trabalho, mas a lixeira exige um truquezinho:

Abra o editor de textos kedit e cole as seguintes linhas nele:

[Desktop Entry] 
Comment=Contains removed files 
EmptyIcon=trashcan_empty 
Encoding=UTF-8 
Icon=trashcan_full 
Name=Trash 
Type=Link 
URL=trash:/ 

Depois, salve o arquivo com o nome de Trash.desktop e arraste o arquivo para área de trabalho. Pronto!

Ferramentas pessoais