Avant Window Navigator

De Fórum Debian Wiki


Índice de conteúdo

Introdução

O Avant Window Navigator é um excelente dock (barra de lançadores) para GNU/Linux, possui diversos Applets(utilitários incorporados ao conteúdo da barra), belos temas, uma grande possibilidade de customização, alem de efeitos deslumbrantes, no maior estilo MAC OS.

Instalação

A instalação deste dock pode se dar de diversos modos, mas iremos ver os dois mais usados, um bem simples (instalação a partir dos repositórios) e outro recomendado para usuários mais avançados (compilação a partir do código fonte.

Instalando a partir dos repositórios

O Avant Window Navigator consta nos repositórios do Debian, você pode baixa-lo e instala-lo usando a ferramenta apt-get :

apt-get install avant-window-navigator

Instalação a partir do código fonte (source)

Nesta instalação, iremos baixar o código fonte do Avant Window Navigator em um arquivo compactado, descompactar, configura-lo e logo compilar e instalar.

O primeiro passo é baixar a versão mais atual do AWN que consta para download no Launchpad[1]

Feito isso podemos avançar ao próximo passo.

Resolvendo as dependências

As dependências são uma série de cabeçalhos e bibliotecas necessárias para se compilar o AWN, se você está utilizando GNOME (ambiente gráfico padrão do Debian), provavelmente você já tem todas as bibliotecas necessárias para instalar o dock. Neste endereço [2] são listadas as dependências para o Debian, você deve pesquisar uma a uma no Synaptic ou baixar do site Debian packages[3].

Feito isso, vamos a instalação.

Instalando

Como root, descompacte o arquivo baixado usando o comando abaixo:

tar -xzvf avant-window-navigator-*.tar.gz

Logo entre no diretório criado:

cd avant-window-navigator

Agora rode o script de configuração contido neste diretório.

./configure

Logo, como root, execute:

make && make install

Instalação completa! Se tudo ocorreu bem, você pode chamar o Avant Window Navigator usando o seguinte comando:

avant-window-navigator &

Configurando

Se tudo ocorreu bem na instalação, seu dock já deve estar aberto na parte inferior de sua interface gráfica. Clicando com o botão direito do mouse e logo clicando em Preferências, abre-se o Gerenciador gráfico de preferências do Avant Window Navigator, aqui poderemos definir desde as configurações de aparência, até o comportamento da barra e ícones.

General Preferences

Aqui temos alguns checkbox com opções gerais do funcionamento do dock. São elas:

Janelas

  • Mostrar Janelas de todas as áreas (Marcando esta caixa, o AWN irá mostrar os atalhos para todas as aplicações abertas em qualquer uma de suas áreas de trabalho, desmarcando esta opção você só verá os atalhos da área de trabalho em atual visualização).

Comportamento da barra

  • Ocupar a barra automaticamente quando inativa (esta opção, se marcada, proporciona um efeito de "esconder" a dock quando o cursor não está por perto, facilitando a visualização do conteúdo que normalmente ficaria atras da posição da barra. Se quer uma barra com posição fixa/estática, não marque está opção.
  • Keep below maximized windows when not in use (se selecionado, proporciona um efeito de sobreposição para com as janelas abertas, assim quando não estiver usando a dock, ela esconde-se atras da janela aberta atualmente na sua interface gráfica favorita).
  • Janelas maximizadas não cobrem a barra (ao contrário da opção acima, está fixa a barra na posição atual e não deixa que outras janelas a sobreponham)
  • Alert when application window updated (com esta opção marcada, sempre que houver alguma atualização em alguma aplicação aberta, seja ela um navegador, messenger e etc..., o atalho começa a mostrar movimentação definida, assim alertando de que existe uma atualização na janela minimizada)

Icon Effects

  • None - Mantem os ícones exibidos na dock estáticos ao passar o mouse sobre eles (hover)
  • Classic - Efeito consagrado no MAC OS, faz com que os atalhos "pulem", efetuando um movimento de salto para cima e baixo da interface da dock.
  • Fade - Os atalhos (ícones) somem gradativamente ao passar o mouse.
  • Spotlight - A base inferior dos atalhos é iluminada por uma luz definida pelo usuário.
  • Zoom - Os ícones crescem ao passar o cursor sobre eles.
  • Squish - Os atalhos se contorcem e efetuam um salto, misturando o efeito com o Classic.
  • 3D Turn - Os lançadores efetuam um giro em torno de si próprios quando estão sobrepostos pelo cursor do mouse.
  • 3D Spotlight Turn - Mistura de 3D Turn com Spotlight, este efeito prevê um giro do atalho em torno de si mesmo recebendo uma iluminação pré-definida.
  • Glow - A cor opaca dos atalhos é substituída por um brilho intenso quando estão em "ação".
  • Custom - Nesta opção você pode criar seu próprio efeito, mesclando os já pre-definidos (acima).

Nas abas restantes das configurações Gerais, tem-se definições de cores, e transparências da barra, onde cada usuário deve aventurar-se como um verdadeiro artista para se ter um belo tema personalizado para a barra.

Applets Preferences

As Applets são um grande atrativo da barra, são pequenos utilitários com diversas funções que podem substituir alguns aplicativos da interface gráfica do usuário, proporcionando tamanha comodidade, na qual o usuário pode (se desejar), abandonar o uso do gnome-panel (painel do GNOME). Os recursos contidos (applets) suprem a falta dos menus e atalhos do painel do GNOME.

  • aRSS - Aplicativo que importa endereços de Feeds da internet, útil para ler-se noticias sem ter que pesquisar em sites.
  • Awn Notification Daemon - Proporciona uma área de notificação, assim você pode receber as notificações de atualização e ícones do tray,
  • Awn System Monitor - Este utilitário informa as condições de uso do sistema, dentre elas: memoria, processamento e os processos do sistema.
  • Awn Terminal Applet - Um simples terminal gráfico com aparência personalizavel, ideal para uso de comandos básicos e rotineiros do sistema.
  • Battery Applet - Exibe o estado de uso da bateria de seu computador (portátil).
  • Cairo Main Menu - Este menu serve para navegação nas aplicações, locais e preferências do GNOME. Sendo alternativa aos recursos do gnome-panel.
  • Clock/Calendar Applet - Um simples e robusto relógio integrado com um completo calendário.
  • File Browser Launcher - Um simples atalho para seu navegador de arquivos preferido.
  • Last.fm Player Applet - Last.fm player para o Avant-Window-Navigator, total sincronização com sua conta no serviço.
  • Launcher/Taskmanager- Este applet proporciona a exibição de ícones para os programas atualmente em execução do sistema.
  • Mail Applet - Com este utilitário você recebe notificações de e-mail em sua conta sincronizada ao Applet.(funciona com GMAIL)
  • Media Control- - Um simples e robusto atalho para Play/Pause e alternador de músicas para seu player favorito (integra-se com Rhythmbox)
  • Mount Applet - Aplicativo que proporciona a montagem e desmontagem de volumes do fstab.
  • Places - Um atalho para suas pastas favoritas (Locais).
  • Quit/Loggof Applet - Lançador para Fechar a sessão do sistema (Reiniciar, Sair, Trocar Usuário, Desligar e Adormecer).
  • Separator- Insere uma barra para separar os lançadores que desejar na interface da dock. Fins de organização.
  • Shinny Switter - Aplicativo usado para navegar entre as áreas de trabalho do sistema.
  • Showdesktop Applet - Um simples atalho para minimizar todas as janelas abertas e mostrar a área de trabalho do sistema.
  • Stacks Applet - Uma janela simples para a navegação em diretórios e arquivos.
  • Stacks Plugger - Monitora as mídias removíveis do sistema.
  • Trash Applet - Um atalho para a Lixeira (trash).
  • Volume Control - Um simples controlador de volume do sistema.
  • Wheater Applet - Você define a localidade e este aplicativo lhe exibe a previsão do tempo de uma forma bastante interativa.

Outros Applets podem ser baixados e instalados por esta interface de configuração do seu Avant Window Navigator (AWN).

Launchers

São comandos/atalhos/lançadores que você pode definir para um ícone de sua dock. Clicando em Adicionar você coloca o nome, comando desejado para o atalho e um ícone ilustrativo.

Exemplo:

Neste simples exemplo iremos inserir um lançador para o Gnome-Terminal (terminal gráfico para ambiente GNOME).

Clique em [Adicionar]

Preencha:

Name: Terminal 'Description: Terminal gráfico do GNOME Command: gnome-terminal

Clicando no quadro a esquerda você pode ainda definir um ícone para o lançador, no nosso exemplo (Gnome-Terminal), usaremos a seguinte imagem:

/usr/share/icons/gnome/scalable/apps/gnome-terminal.svg

Para finalizar, clique em [OK]

Themes

Se você prefere escolher temas da internet ao invés de fazer o seu próprio, você tem a opção de baixa-los e instalar pela interface themes do AWN.

Você pode baixar os temas a partir da Wiki do AWN[4]

Depois de baixar, é só clicar em [Adicionar] na interface Themes do editor de Preferências do AWN. E selecionar o arquivo baixado. Logo marque o botão de seleção (rádio) para o tema que irá utilizar.

Iniciando o AWN junto com o Sistema

No GNOME (ambiente gráfico padrão do Debian), você pode teclar Alt + F2 e digitar: gnome-session-properties

Clique em [Adicionar] e preencha com os seguintes dados:

Nome: Avant Window Navigator Comando: avant-window-navigator

Logo Clique em '[OK]

Pronto! Sempre que você iniciar sua sessão, o Avant Window Navigator será iniciado conjuntamente.

Removendo o GNOME-PANEL

Contente com o AWN? Percebeu que com ele pode fazer tudo que fazia normalmente no painel do GNOME? Deseja remover este desnecessário painel? Vamos lá!

Por padrão o Debian vem com uma barra superior e outra inferior, a inferior pode ser removida clicando com o botão direito do mouse sobre ela e selecionando Excluir painel. Já a superior é mais difícil, vamos a remoção.

Vamos ao gerenciador de sessão teclando: ALT + F2 e digitando novamente: gnome-session-properties

Desta vez vamos a aba Sessão Atual. Nela podemos ver o funcionamento do gnome-panel. Pare remove-lo, basta clicar sobre ele, e abaixo da tabela selecionar o Estilo como: Normal. Depois clicar em Remover e logo em Aplicar. Feito! O Painel desapareceu! Caso contrário, "mate" ele com um:

killall gnome-panel

Depois vá até a aba denominada Opções de Sessão e Clique sobre o Grande Botão: [Lembrar Aplicações Atualmente em Execução]

Feito! Agora não temos mais o painel do GNOME e podemos utilizar do Avant-Window-Navigator interinamente como nosso navegador de janelas, lançador de aplicações e todos os demais recursos vistos neste artigo.

Metacity ou Compiz

Por padrão o Avant Window Navigator é baseado nas bibliotecas do Compiz-Fusion, isso é um problema para quem não usa este software, seja por não gostar ou por limitações de hardware (placa de vídeo). O novo Metacity contém compositing, isto é, este recurso até então disponivel no compiz também está no GNOME, basta "mostrarmos" ao nosso AWN que ele existe.

Feche o Avant Window Navigator, e logo abra o terminal, como root digite:

apt-get -v install gnome-common build-essential autoconf gnome-devel libtool subversion

Logo efetue os seguintes comandos, pela ordem... teclando [ENTER] a cada linha:

d /usr/src
svn co http://svn.gnome.org/svn/metacity/branches/iains-blingtastic-bucket-o-bling/ metacity
cd metacity
chmod a+x autogen.sh
./autogen.sh

Logo digite:

./configure --enable-compositor --prefix=/usr

Depois de configurar o novo metacity para substituir o antigo, vamos compilar e instalar:


make && make install

Agora como usuário normal, vamos ativar o Metacity:


gconftool-2 --set --type=bool /apps/metacity/general/compositing_manager true
gconftool-2 --set --type=string /desktop/gnome/applications/window_manager/current "/usr/local/bin/metacity"
gconftool-2 --set --type=string /desktop/gnome/applications/window_manager/default "/usr/local/bin/metacity"
/usr/local/bin/metacity --replace&

Feito! Se tudo correu bem, seu Avant Window Navigator deve estar rodando sem a necessidade de se ter o Compiz Fusion!

Referências

  • AWN-Project[5]
  • Felipe Borges[6]
  • AWN Wikie[7]
  • Metacity Blog[8]
Ferramentas pessoais